quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Audição de Verão e Homenagem ao Conjunto Frainer Pai e 7 Filhos abrilhantam o último fim de semana da programação do Natal Iluminado em Rodeio

No dia 13 de dezembro, sexta-feira, a Escola de Música Jumper com o apoio da Prefeitura de Rodeio realizou a Audição de Verão 2013, no Centro Cultural. Foram 8 apresentações musicais com voz, violão, guitarra e acordeon. A aluna Bárbara Fiamoncini no vocal e aluna Milena Possamai na guitarra interpretaram a música Versos simples da banda Chimarruts. Bárbara também cantou a música “Só os loucos sabem” do cantor Charlie Brow Jr. A aluna Karina Beatrice Frainer cantou That I would be good” da cantora Alanis Morissette, e o aluno Edilson Lanckiewicz interpretou em voz e violão a música Amor de Violeiro de Eduardo Costa. Aluna Thaisa Pacher cantou a música “Eu te busco” de Filhos do Homem. De sua própria autoria, o aluno Jair Sepka interpretou com acordeon e vocal, a música “tranco de vanera” orientado pelo professor Carlito Fiamoncini. Os alunos Bia e Gabriel Reiter tocaram no violão a música “Gostava tanto de você” de Tim Maia e “Então é natal” (Versão Simone), sob a coordenação do professor Angelo Frainer Venturi.

Após a audição o Conjunto Frainer Netos realizou uma homenagem para o Conjunto Frainer Pai e 7 Filhos, com apresentação de um vídeo sobre a trajetória do conjunto que teve início nos anos 40, e uma entrevista com um dos integrantes, Valter Frainer. A emoção tomou conta da platéia com imagens da época e depoimentos.

Logo após o vídeo, o Conjunto Frainer Netos iniciou sua apresentação com cinco músicas no repertório: Bate o Sino, Anoiteceu, Jingle Bell Rock, Volare, Quel Mazzolin di Fiori. Na última música, o conjunto convidou os dois últimos integrantes ainda vivos para fazer parte com o som de acordeon, Valter Frainer e Francisco Frainer (Vili).

O Conjunto Frainer Netos criou o projeto cultural para manter viva a paixão musical da família e alegrar as pessoas com o que mais gostam de fazer. “Em todos os encontros da minha família a música sempre esteve presente através dos cantos ou de rodas de acordeon, formadas pelos nonos e netos. O Conjunto Frainer Netos foi a maneira que encontramos de manter viva essa “veia” musical e junto a isso prestar uma homenagem aos que nos ensinaram a apreciar esta arte”, disse Gustavo Frainer Pasqualini, neto de Valter.  

O grupo é formado por Carlito Frainer Fiamoncini com voz, violão e harmônica; Angelo Frainer Venturi com voz, violão e gaita; Gustavo Frainer Pasqualini com voz, teclado e gaita; Leonardo Frainer com voz e bateria e Karina Beatrice Frainer no vocal. Para o ano de 2014, estão previstas novas apresentações.

Conjunto Frainer Pai e 7 Filhos

Surgiu na década de 40 em Rodeio. Era formada pelo pai Jacinto Frainer e pelos sete filhos: Eduardo, Valentino, Januario, Francisco, Silvio, Valter e Otávio. Eles tocaram em vários municípios de Santa Catarina e Paraná. Os estilos musicais xote, bolero, choro, samba, valsa e folks faziam parte do repertório do conjunto. Entre as principais músicas estavam Tico-Tico no Fubá, Saudade de matão, valsas, Brasileirinho e Baião de dois. O Conjunto encerrou nos anos 60 com a morte da mãe dos integrantes e a desistência do pai.

“Tenho muitas lembranças de uma época maravilhosa do Conjunto Frainer. Nós fazíamos o que gostávamos e tínhamos uma amizade linda entre irmãos”, disse Valter. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário